segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Atenção Plena!




Sem atenção plena, não há yoga. O que nós queremos na nossa prática, é que esta seja uma via para o auto-conhecimento. Para que tal possa acontecer, temos de colocar essa intenção e praticar a atenção plena. Facilmente a nossa prática torna-se automática, vamos respirando e fazendo as posturas sem prestar a mínima atenção ao que realmente estamos a fazer, estamos presos no tempo (no passado ou no futuro), numa ditadura de agenda sem fim, sem prestar a mínima atenção ao momento presente. Divagamos em loop por pensamentos, raciocínios, ideias que se intrometem nesse momento precioso de religação. Em suma, estamos presos na mente.

A prática dá-nos diversos suportes para focarmos a nossa mente, os asanas (consciência corporal), a respiração com som, os bhandas (focos energéticos) e os drishtis (foco do olhar). Há dias em que a nossa mente está mais focada do que outros, e o processo de trazer o foco mental, concentração para a prática, é mais fácil. Outros dias a mente está mais dispersa e focá-la torna-se mais desafiante. Mas essa é a verdadeira prática, uma meditação em movimento, em que procuramos estar plenos no momento presente. Conscientes do corpo, do asana, daquilo que estamos a sentir, daquilo que observa-mos, sem analisar, sem julgar ou criticar. Conscientes da respiração, uma respiração livre e profunda, conscientes de que a cada postura queremos criar espaço para respirar mais livremente e com presença. Conscientes da nossa energia, dos nossos bloqueios internos. É neste processo de atenção plena, que começamos a observar e a conhecer a nossa mente, como funciona e os seus padrões.

Sem atenção plena, não há yoga! A atenção plena na prática, a meditação em movimento, é a mais simples das intenções na nossa prática. É o trabalhar a mente, estar presente. A mente divaga, mas com intenção, com escolha, livre arbítrio, voltamos a trazer o foco para os suportes da mente que a prática nos dá, eles estão lá para nos ajudar nesta tarefa de trazer mais consciência para as nossas vidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário