segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Praticar para me conhecer...


Não há nada como a nossa prática de Ashtanga para nos pôr a "nu" no tapete. No tapete tornamo-nos vulneráveis, não há máscaras ou personas que nos valham na hora de coordenar a respiração com o movimento. Para evoluirmos na prática temos de nos entregar, ser nós mesmos, assumindo toda a bagagem que trazemos. Nada como aquelas posturas que nos desafiam mais para nos tirar do foco, do sério, e vir ao de cima a nossa sombra...os nossos medos, os nossos desejos, as nossas fantasias. O Eu competitivo que quer chegar a algum lado, e só não percebe que compete com ele mesmo; o Eu evitante que deixa o desafio para o dia seguinte porque a mente lhe diz que não consegue, que não tem força ou energia suficiente; o Eu perfeccionista que prefere não fazer a errar...Tudo isto para mascarar a nossa insegurança, a nossa indiscutível vulnerabilidade. Na verdade, tudo conversa da nossa mente para nos tirar do nosso centro.

Todos temos inseguranças, medos, esperanças, e a prática mostra-nos isso mesmo quando estamos atentos, quando somos honestos com o que realmente se passa dentro de nós. É por isso que a prática de yoga é um caminho de auto-descoberta, de autoconhecimento. E o tapete é o nosso "laboratório", onde podemos descobrir e reconhecer como funciona a nossa mente, quais as nossas defesas, como lidamos com o desconforto, com a competição, com as falhas, com as vitorias, com a preguiça, com a fé, com a paciência (ou falta dela)...no final das contas, serve para reconhecer como lidamos connosco mesmos e com o mundo.

A prática de Yoga é isso mesmo, auto-conhecimento. Muitas das vezes essas descobertas são dolorosas, e a nossa mente vai fazer de tudo para nos distrair. Vai tirar-nos do foco, fazer-nos divagar em pensamentos, em agendas. Cabe-nos a nós manter a intenção, relembrar o porquê de estarmos a praticar, e levar a coisa com leveza. Porque felizmente a prática está lá para nós, e no dia seguinte uma nova prática, uma nova aventura, com novos segredos para desvendar!

Sem comentários:

Enviar um comentário