domingo, 22 de novembro de 2015

Manhã de Ashtanga Yoga com Filipa Veiga


Foi no passado fim-de-semana que recebemos a Filipa para uma manhã de Ashtanga Yoga. Conheci-a pessoalmente no início deste ano em Mysore, Índia. Partilhamos casa durante um mês e foi super divertido! Em Mysore tudo acontece, sentimo-nos vulneráveis e fortes ao mesmo tempo, sentimos e vivemos uma magia que só acontece naquele lugar e com esta prática. É uma vivência com uma linguagem muito própria, e só quem a vive é que entende. Ter partilhado essa experiencia com a Filipa foi óptimo, e para mim ela ficou como uma big sister...juntamente com a nossa alemã energética =D

Ter recebido a Filipa no nosso Shala foi muito bom! Ela é uma pessoa super leve e descomplicada, que nos transmite tranquilidade e bom feeling. Sendo uma pessoa que já viajou muito e viveu em diferentes lugares, a Filipa traz ar fresco, novas maneiras de estar e pensar, para uma sociedade que se alimenta de drama e dificuldade, mas precisa urgentemente de mudar. No seu blog Yoga-me e nos artigos que escreve para a revista máxima, a Filipa inspira e dá dicas de como termos uma vida saudável, equilibrada e feliz.
Os seus conselhos baseiam-se essencialmente na sua prática de Ashtanga Yoga, nos seus conhecimentos de Ayurveda (medicina tradicional Indiana) e na sua experiência de vida. Nos últimos 2 anos a Filipa viveu com as suas duas lindas filhas e com o marido em Bali. Actualmente está a viver em Portugal, onde dá aulas regulares de yoga, facilita retiros e workshops.

No Coimbra Yoga a Filipa veio partilhar-se connosco, numa manhã que começou com uma prática de Ashtanga Yoga estilo Mysore (auto-prática). Durante a prática, a Filipa deu atenção personalizada a cada a aluno, abrindo portas a uma nova perspectiva, um novo feedback, uma nova possibilidade de autoconsciência, para que estes se descubram, e se redescubram, na sua prática de asanas.

Seguiu-se uma palestra onde todos participamos com partilha de ideias, experiências, dúvidas, ânsias e esperanças. Relembrou-nos que esta prática requer muitos D´s...determinação, dedicação, disciplina e devoção; pois só assim conseguiremos ultrapassar os desafios da nossa mente macaca, tornando-a forte e flexível para vivermos uma vida mais equilibrada e feliz. Relembrou-nos a celebre frase do nosso professor Sharath, de que "o yoga é para todos, menos para os preguiçosos"!

A nossa manhã terminou em estado de alvoroço, com as meninas a ver as coisas lindas da linha de roupa Yoga-me, que a Filipa trouxe para nos mostrar. Tops e leggings super confortáveis e giros para as nossas práticas, bem como malas e jóias inspiradoras, que podemos encontrar no seu site.

Trazer professores e praticantes à nossa escola é sempre muito positivo, não só traz energia renovada para nos inspirar nas nossas práticas, neste caminho que na maior parte das vezes se apresenta desafiante, bem como nos traz novas perspectivas, novos pontos de vista a explorar. As possibilidades da vida são infinitas, partilhar caminhos e aventuras só nos pode enriquecer! Obrigada Filipa pelo teu trabalho e por nos teres vindo visitar. Esperamos ver-te em breve. Até lá muito sucesso!

Sem comentários:

Enviar um comentário