quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dia de Lua Cheia...Dia de Nutrir


Hoje foi dia de Lua Cheia, e como tal, para os praticantes de Ashtanga Yoga segundo a tradição de Sri K Pattabhi Jois, é recomendado não praticar asanas. Nos dias de lua cheia e lua nova, o sol e a lua estão na mesma linha em relação ao planeta terra, e por isso, a força gravitacional dos três planetas está reunida provocando efeitos visíveis na natureza. Um exemplo disso são as marés. Nós, seres humanos, formados por aproximadamente 70% de água também estamos susceptíveis a esses efeitos. Na lua cheia a energia é mais expansiva, tornando-nos mais energéticos e emotivos. Na lua nova a energia é de contração, deixando-nos mais calmos e aterrados,  densos e rígidos. Quando a prática de asanas é regular, o descanso é importante e fundamental para o corpo.

A lua cheia representa o pico de energia do ciclo da lua. Arquetípicamente representa a Mãe, quem nutre e dá a vida. Na natureza a seiva concentra-se nos frutos e nas flores, e por isso é um período propicio às colheitas. Para nós, seres humanos, o dia de lua cheia é um óptimo dia para práticas como escrever, meditar e praticar a gratidão. É também uma excelente altura para tomadas de consciência, processos de libertação, purga e cura, pois a lua reflete no seu máximo a energia do sol, e por isso é um momento em que vemos as coisas mais claramente.

Nestes dias, aproveito para me nutrir, para ser mãe de mim mesma. Faço vários rituais que me ajudam em tomadas de consciência, escrevo no meu diário, medito, leio. Outro ritual que gosto de fazer é o banho de óleo. Segundo a Ayurveda (medicina tradicional indiana), só devemos colocar na pele produtos que são comestíveis. Por isso mesmo, nestes dias de lua cheia e de frio, gosto de aquecer um pouco de óleo de sésamo ou de grainha de uva, acrescentar 1 ou 2 gostas de óleo essencial de lavanda (que nos ajuda a relaxar), e a seguir a um duche de água quente passar o óleo no corpo. Esta prática é super nutritiva e relaxante, e garanto-vos que depois disto terão uma noite super tranquila.


Sem comentários:

Enviar um comentário