domingo, 14 de agosto de 2016

Intolerâncias alimentares.

Há já algum tempo que me ando a queixar de alguns problemas digestivos; barriga inchada, cólicas e enjoos. Comecei a associar esses sintomas a alguns alimentos, como leite e trigo, e excluí-os da minha alimentação, mas os sintomas muitas vezes apareciam mesmo quando não ingeria esses produtos. Cheguei a fazer há mais de um ano uma endoscopia e ecografia superior, que não revelaram qualquer anomalia. Quando procurei ajuda médica, a resposta foi bastante desanimadora, vista como problemas "normais" receitou-me umas saquetas para a flatulência...Ora lá porque é comum...não quer dizer que seja normal!! Vamos lá começar a usar bem o português se faz favor!!Confesso que começo a ficar passada com a classe médica (não querendo desvalorizar o seu trabalho) deixam muitas vezes a sua intervenção a desejar... 

Numa atitude já de desespero, pois já andava com medo de comer (e atenção, que eu adoro comer, e como como gente grande!) sem saber se ia ficar mal a seguir as refeições, tem sido um jogo de roleta russa, resolvi fazer os testes de sangue para as intolerâncias alimentares, um teste que não se pode considerar barato. Infelizmente os resultados não me surpreenderam, tenho sensibilidade/intolerância alimentar a mais de 55 alimentos...!!! Coisas simples como batata, brócolos, arroz ou limão fazem-me mal, activam uma resposta inflamatória no meu sistema. Quem é que é intolerante a batatas?!?!! Enfim...trigo, leite, soja, milho como é obvio também estão na lista. 

A boa noticia é que finalmente posso eliminar o que me faz mal e começar o processo de cura do meu corpo. Com certeza será um desafio, mas a ideia de me curar, de recuperar energia e quem sabe eliminar a asma alérgica que se encontra na minha vida desde criança motiva-me para enfrentar o desafio com uma atitude bastante positiva. 

Agora resta-me repor a dispensa com os alimentos permitidos e ser criativa na cozinha, pois uma vida sem o prazer de comer não é vida!! E para minha felicidade as bananas, o chocolate e a aveia são exemplos de alimentos com carta verde ;)) 

❤❤❤

Sem comentários:

Enviar um comentário